O DOM DO ENTENDIMENTO NA BÍBLIA

20/04/2016 09:52

DOM DO ENTENDIMENTO.

2 Coríntios 1, 12 – 14: A razão de nossa ufania é o testemunho da consciência de que temos vivido no mundo e especialmente entre vós com a santidade e sinceridade que vêm de Deus, e não com sabedoria carnal mas com o socorro da graça de Deus. Com efeito não vos escrevemos outra coisa senão o que ledes e compreendeis de todo, como também nos haveis em parte compreendido, que somos o motivo de vossa ufania, como vós sois para nós, no dia de Nosso Senhor Jesus.

Romanos 11, 33 – 36: Ó profundidade da riqueza, sabedoria e ciência de Deus! Quão insondáveis são suas decisões e imperscrutáveis os seus caminhos!. Pois quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem  jamais foi seu conselheiro?. Ou quem primeiro lhe deu, para ter direito à retribuição?. Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Para ele a glória pelos séculos. Amém!

 

Isaías 11, 2 – 4: No Messias que é Jesus, repousa o espírito do Senhor , espírito de sabedoria, espírito de discernimento e entendimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor . Ele se inspirará no temor do Senhor . Não julgará conforme as aparências, nem decidirá só por ouvir-dizer. Julgará os pobres com justiça e decidirá com retidão em favor dos humildes do país. Ferirá o opressor com a vara de sua boca e com o sopro de seus lábios matará o perverso.

 

Jeremias 9, 22 – 23: Assim diz o Senhor Deus: Que o sábio não se glorie da sabedoria!. Que o valente não se glorie da valentia!. Que o rico não se glorie da riqueza!. Mas quem quiser gloriar-se, glorie-se disto: De compreender, entender e conhecer que sou o Senhor Deus que pratico o amor, o direito e a justiça na terra. Porque é disto que eu gosto. –oráculo do Senhor!

 

 

 

Isaías 33, 5 – 6: O Senhor é sublime, pois habita no alto; cumula Sião de direito e justiça. E haverá segurança em teus dias. A sabedoria, o conhecimento e o entendimento serão um tesouro de salvação; e o temor do Senhor , tua riqueza.

 

Eclesiástico 14, 20 – 21: Feliz o homem que se aplica à sabedoria, e raciocina com seu entendimento; que medita no coração, em seus caminhos, e reflete em seus segredos.

 

Eclesiástico 18, 27 – 29: O homem sábio é precavido em tudo;

nos dias de pecado se guardará da negligência. Todo homem que tem bom entendimento conhece a sabedoria, e presta homenagem a quem a encontrou. Os que são hábeis nas palavras também demonstram sabedoria, e espalham como chuva provérbios refinados.

 

Provérbios 2, 1 – 12: Meu filho, se aceitares minhas palavras, e guardares para ti meus preceitos, prestando ouvidos à sabedoria

e inclinando o coração à prudência; se invocares a inteligência,

e clamares pela prudência; se a procurares como o dinheiro e a desenterrares como um tesouro; então compreenderás o temor do Senhor e alcançarás o conhecimento de Deus. Porque é o Senhor  quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o entendimento. Deus reserva o êxito aos justos. É um escudo para quem caminha com honestidade, para proteger as sendas do direito e guardar o caminho dos seus fiéis. Então compreenderás a justiça, o direito e a retidão; em suma, todo bom caminho; porque entrará em teu coração a sabedoria, e sentirás satisfação no saber. A sagacidade guardar-te-á e a prudência será tua proteção, para livrar-te do mau caminho, do homem que diz perversidades.

 

Efésios 1, 7 – 9: Nele temos a redenção pela virtude de seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua graça, que derramou profusamente em nós, com toda a sabedoria, a inteligência, e o entendimento. Deu-nos a conhecer o mistério de sua vontade, conforme o beneplácito que em Cristo se propôs,

Colossenses 1, 9 – 11: Por isso também nós, desde o dia em que soubemos, não cessamos de rezar por vós e pedir a Deus que vos conceda pleno conhecimento de sua vontade, perfeita sabedoria e entendimento espiritual, a fim de vos comportardes de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, dando fruto de toda obra boa e crescendo no conhecimento de Deus, animados de grande energia pelo poder de sua glória para toda a paciência e longanimidade.

 

Colossenses 2,  2 – 4: Tudo sofro para que seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos da plenitude do entendimento, para conhecerem o mistério de Deus, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência. Digo-vos para que ninguém vos Tudo sofro para que seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos da plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência. Digo-vos para que ninguém vos engane com argumentos capciosos.

 

Deuteronômio 4, 5 – 8: Eis que vos ensinei leis e decretos, conforme o Senhor meu Deus me ordenou para que pratiqueis na terra em que ides entrar, para a possuir. Guardai-os e ponde-os em prática, pois neles está vossa sabedoria e vosso entendimento aos olhos dos povos que, ao conhecerem todas essas leis, dirão consigo: ‘Sábia e inteligente é, na verdade, esta grande nação’. Pois qual é a grande nação que tem deuses tão próximos, como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos?. E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como toda esta Lei que hoje vos proponho?.

Voltar

Contato

Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis em Barra do Pojuca
Km 50 da Estrada do Coco

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode