O DOM DA PIEDADE NA BÍBLIA

20/04/2016 09:56

O Dom da Piedade é um Dom do Espírito Santo que nos leva a uma atitude filial em relação à Deus, por isto é o ponto mais alto da Religião Cristã. Jesus Cristo nos ensinou como devemos rezar ao Pai.  Lc. 11, 1 – 4.  Conforme São Paulo o Dom da Piedade nos conduz à experiência filial  em relação à Deus em Jesus Cristo. Rm. 8, 15. Por ser o Dom da Piedade a virtude da Religião, a forma mais alta da virtude da justiça, dentro de um mundo de tantas injustiças, corrupção e exploração, não só nos dá a percepção da sacralidade última de Deus, mas também da pessoa humana e da natureza.

Pelo Dom da Piedade, por um lado, rejeitamos todo aviltamento de Deus, dos irmãos e irmãs, do cosmo; e por outro lado, abrimo-nos ao movimento dos direitos fundamentais da liberdade religiosa, dos direitos fundamentais do ser humano; e dos direitos fundamentais de todo o universo criado por Deus. Segue abaixo alguns versículos bíblicos que falam do Dom da Piedade.

DOM DA PIEDADE NA BÍBLIA:

Tiago 1, 5 – 6: Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça a Deus –a ele, que dá a todos generosamente e sem recriminação –e lhe será dada. Mas peça com fé, sem nenhuma vacilação, pois quem vacila é como a onda do mar agitada e impelida pelo vento.

 

2 Macabeus 2, 9 – 11: Salomão, dotado de sabedoria, ofereceu um sacrifício pela dedicação e acabamento do templo. E assim como Moisés rogara ao Senhor e o fogo descera do céu e consumira o sacrifício, assim também Salomão orou e o fogo desceu e fez desaparecer os holocaustos. Moisés disse: ‘Por não se ter dele comido, o sacrifício pelo pecado foi consumido’.

 

Efésios 3, 10 – 13: Assim, de ora em diante, as dominações e as potestades celestes podem conhecer pela Igreja a infinita diversidade da sabedoria de Deus, de acordo com o desígnio eterno que Deus realizou em Cristo Jesus, Senhor nosso. Pela fé que nele depositamos, temos plena confiança de aproximar-nos junto a Deus. Por isso vos rogo que não desfaleçais nas minhas tribulações, que sofro por vós. Elas são vossa glória.

 

Eclesiástico 27, 11: O homem piedoso discorre sempre com sabedoria, enquanto o insensato muda como a lua.

 

Eclesiástico 43, 33: Pois o Senhor criou todas as coisas e aos piedosos concedeu a sabedoria.

 

Judite, 8, 28 – 31: Respondeu-lhe Ozias: “Tudo o que acabas de dizer, disseste de coração sincero e não há quem possa contestar tuas palavras. Não é de hoje que tua sabedoria se manifesta. Desde o começo de teus dias, todo o povo reconhece a tua prudência, como também a bondade natural do teu coração. Mas esta gente está morrendo de sede e nos fez agir como lhes prometemos, e nos comprometeu com um juramento que não nos é possível violar. Agora roga por nós, pois és mulher piedosa. O Senhor mandará chuva copiosa para encher nossas cisternas e não mais desfaleceremos”.

Apocalipse 7, 12 – 15: “Amém. Bênção, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e fortaleza a nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém”. Tomou a palavra um dos anciãos e me disse: “Estes que vestem túnicas brancas, quem são e de onde vieram?”. Eu lhe respondi: “Meu Senhor, tu é que sabes”. E ele me falou: “Estes são aqueles que vêm da grande tribulação, lavaram as túnicas e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu templo.

 

Colossenses 3, 16: A palavra de Cristo permaneça em vós com toda sua riqueza, de sorte que com toda sabedoria possais instruir e exortar-vos mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais.

 

Salmo 111 (110), 10: O temor do Senhor  é o princípio da sabedoria, critério seguro em todas as ações. Seu louvor permanece para sempre.

 

Eclesiástico 44, 15: Os povos proclamarão a sabedoria de Deus

e a assembléia celebrará o seu louvor.

 

Proverbios 31, 26: Abre a boca com sabedoria, e em sua língua há um ensinamento piedoso.

 

Eclesiástico 50, 29: Aos homens piedosos Deus concede a sabedoria. Bendito seja o Senhor para sempre! Assim seja, assim seja!.

 

Eclesiástico 8, 1: Quem é como o sábio? Quem domina a ciência da interpretação das coisas?

 A sabedoria espiritualiza as feições do homem e lhe modifica o semblante severo.

 

Apocalipse 5, 12: Digno é o Cordeiro imolado, que é Jesus, de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a força,

a honra, a glória e a bênção.

Voltar

Contato

Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis em Barra do Pojuca
Km 50 da Estrada do Coco

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode