O DOM DA CIÊNCIA NA BÍBLIA

20/04/2016 09:53

DOM DA CIÊNCIA.

2 Coríntios 1, 12 – 14: A razão de nossa ufania é o testemunho da consciência de que temos vivido no mundo e especialmente entre vós com a santidade e sinceridade que vêm de Deus, e não com sabedoria carnal mas com o socorro da graça de Deus. Com efeito não vos escrevemos outra coisa senão o que ledes e compreendeis de todo, como também nos haveis em parte compreendido, que somos o motivo de vossa ufania, como vós sois para nós, no dia de Nosso Senhor Jesus.

Romanos 11, 33 – 36: Ó profundidade da riqueza, sabedoria e ciência de Deus! Quão insondáveis são suas decisões e imperscrutáveis os seus caminhos!. Pois quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem  jamais foi seu conselheiro?. Ou quem primeiro lhe deu, para ter direito à retribuição?. Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Para ele a glória pelos séculos. Amém!

 

Salmo 51 (50), 8: Eis a verdade! tu a queres no fundo do coração: ensina-me pois no íntimo a sabedoria!

 

Salmo 49 (48), 4: Minha boca propõe a sabedoria e as intuições que meu coração cismou.

 

1 Coríntios 12, 8: Para um é dada pelo Espírito a palavra de sabedoria. A outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito.

 

Colossenses 3, 16: A palavra de Cristo permaneça em vós com toda sua riqueza, de sorte que com toda sabedoria possais instruir e exortar-vos mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais.

 

Eclesiástico 8, 1: Quem é como o sábio? Quem domina a ciência da interpretação das coisas?. A sabedoria espiritualiza as feições do homem e lhe modifica o semblante severo.

 

Eclesiastes  1, 12 – 18: Eu, Coélet, fui rei de Israel, em Jerusalém. Dediquei-me a investigar e a explorar com sabedoria tudo que se realiza debaixo do céu. Tarefa ingrata que Deus impôs aos homens, para com ela se ocuparem. Examinei todas as obras que se fazem debaixo do sol: na verdade, não passam de ilusão e frustração. O que é torto não se pode endireitar; o que falta não se pode calcular. Pensei comigo: Eis que me tornei grande e provecto em sabedoria, mais do que meus predecessores que reinaram sobre Jerusalém; minha mente alcançou sabedoria e muita ciência. Ao dedicar-me, porém, a conhecer a sabedoria e a perceber a cegueira e a insensatez, compreendi que também isso é ilusão, porque em muita sabedoria há muito desgosto; aumentando a ciência, aumenta o sofrimento.

 

Eclesiástico 39, 7 – 9: O Senhor Deus orientará os conselhos dos sábios e sua ciência, e ele meditará nos divinos segredos. Fará brilhar a instrução em seu ensino, e se ufanará da lei da aliança do Senhor. Muitos louvarão sua inteligência, a qual jamais será esquecida. Sua lembrança não se apagará e seu nome viverá de geração em geração.

 

Eclesiastes  2, 25 – 26: “Quem pode, sem Deus, comer e cuidar de si?”. Ao homem que agrada à Deus, ele dá sabedoria, ciência e alegria; ao passo que ao pecador ele impõe a tarefa de juntar e acumular, para ser dado a quem agrada a Deus. Também isso é ilusão e frustração.

 

2 Crônicas 1, 10 – 12: Concede-me sabedoria e ciência, para poder conduzir este povo. Na verdade, quem seria capaz de governar este povo tão grande?”. E Deus disse a Salomão: “Considerando que foi este o teu desejo e não pediste fortuna nem riquezas nem glória nem a morte dos inimigos, nem sequer pediste muitos anos de vida, mas pediste sabedoria e ciência para poderes dirigir bem o povo, cujo governo te confiei, por isso te dou sabedoria e ciência e além disso te dou fortuna, riquezas e glória como não as teve nem terá outro rei, nem antes nem depois de ti”

 

Provérbios 2, 1 – 12:  Meu filho, se aceitares minhas palavras,e guardares para ti meus preceitos, prestando ouvidos à sabedoria

e inclinando o coração à prudência; se invocares a inteligência, e clamares pela prudência; se a procurares como o dinheiro e a desenterrares como um tesouro; então compreenderás o temor do Senhor e alcançarás o conhecimento de Deus. Porque é o Senhor  quem dá a sabedoria, de sua boca procedem a ciência e o discernimento. Ele reserva o êxito aos justos. É um escudo para quem caminha com honestidade, para proteger as sendas do direito e guardar o caminho dos seus fiéis. Então compreenderás a justiça, o direito e a retidão; em suma, todo bom caminho; porque entrará em teu coração a sabedoria, e sentirás satisfação no saber. A sagacidade guardar-te-á e a prudência será tua proteção, para livrar-te do mau caminho, do homem que diz perversidades.

 

Colossenses 2,  2 – 4: Tudo sofro para que seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos da plenitude do entendimento, para conhecerem o mistério de Deus, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência. Digo-vos para que ninguém vos engane com argumentos capciosos.

Voltar

Contato

Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis em Barra do Pojuca
Km 50 da Estrada do Coco

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode